Área da construção civil é considerada a atividade campeã de acidentes de trabalho e é bastante preocupante, pois colocam o setor em evidência no cenário nacional de estatísticas negativas. A afirmação é da psicóloga do trabalho e técnica de segurança no trabalho, Wanessa Cristina da Silva.
Wanessa explica que para evitar e prevenir os acidentes de trabalho é obrigatório o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que ajuda na prevenção desse tipo de acidente. "Sabemos que o risco existe, não somente da empresa, mas também do trabalhador que tem que utilizar os EPI's. O próprio funcionário burla a lei e a autoridade, não fazendo o procedimento adequado de segurança, se submetendo ao risco. O técnico faz o papel de conscientizador, ele cria regras para serem cumpridas", esclarece.
A psicóloga relata que a área da construção civil sempre foi e continua sendo campeã de acidentes de trabalho por causa do risco de queda em função da altura e devido à pressão da conclusão da obra em tempo hábil. "Às vezes para executar um trabalho o funcionário leva meia hora para montar e testar um equipamento para ter segurança e para se acidentar é questão de segundos", alerta.
Wanessa observa que nas atividades da construção civil tem que haver investimento no comportamento do profissional, investimentos nos treinamentos com linguagem mais acessível e na prática. "O trabalhador tem que entender que ele tem usar o EPI para causar bem estar, e se sentir digno na função que ele realiza. O trabalhador não pode se expor ao risco, todo mundo tem inteligência suficiente para respeitar fazendo desta forma", finaliza
Fonte :Jornal de Uberaba
Acho que a visão da Psicóloga do Trabalho e Tecnica de Segurança do Trabalho muito boa, a construção civil tem que conscientizar mais seus funcionários em relação a prevenção de acidentes e ao uso obrigatório de EPI. As vezes somente obrigando o funcionário a usar o EPI não é o necessário mas mostrando a ele o quanto é importante para o prevenção de um acidente será mais facíl a aceitação deste fucionário e fazer o uso correto do EPI que lhe será dado e assim evitando acidentes.
ResponderExcluirNa minha concepção a construção civil não tem como eliminar risco, pois sim gerenciar o mesmo porque tudo que o colaborador for executar vai haver o risco.Por isso cabe o Técnico segurança do trabalho implantar EPIS adequado, orientar como se usa e verificar se o colaborador esta usando o EPI da forma correta.
ResponderExcluirAcredito que o maior responsável por esse grande numero de acidentes na área de construção civil é o empregador. Claro que o trabalhador nao está isento desta culpa, mas a empresa é a responsável pela instrução e conscientização dos mesmos.
ResponderExcluirPorém, neste segmentos existem infelizmente fatores que impedem uma melhor seleção dessa mão de obra: TEMPO e CUSTO!
Esses fatores impedem que seja feito um treinamento mais rigoroso desses trabalhadores antes de iniciarem suas atividades ou até mesmo a seleção de uma mão de obra mais qualificada.
Existem muitas coisas ainda a ser tratada sobre este assunto, há muito ainda o que se mudar!
Att.
Fabiana S. Oliveira (T18)
É bem verdade que a construção civil é a campeã em acidentes. Uma das coisas que foi comentado é que os funcionários não usam os EPI’s adequadamente, na maioria das vezes os técnicos de segurança do trabalho tem muita dificuldade, pois os trabalhadores são orientados e muitas vezes não querem usar os EPI’s. Um outro exemplo é a gro-guindaste, quando ela esta em movimento, os trabalhadores são orientados a se retirarem do local, e muitos não saem e acabam se acidentando.
ResponderExcluirDejair Miranda da Silva (turma 9)
RELATO..há alguns anos passados trabalhei numa grande metalurgica onde presenciei 2 acidentes com um EPI que foi desenvolvido para dar segunça,mas que pode causar serios danos fisicos aos seus usarios,estou falando especificamente das botas de segurança de bico de aço,se algo caí sobre o bico a proteçao vira para baixo descepando os dedos do pé do usuario e também outro caso de uma empilhadeira que passou sobre o pé do usuario e a mesma coisa aconteçeu ou seja as botas de segurança protege mas podem causar serios e irreparaveis danos fisicos aos seus usuarios..
ResponderExcluirJOSÉ VICTOR FERREIRA SOBRINHO
TURMA:18
No meu ponto de vista , os colaboradores que trabalham na área da construção civil nos setores tarefados atuam em locais de riscos onde ocorre uma alto índice de acidentes, pelo qual a obrigação do técnico de segurança do trabalho é garantir e orientar a saúde física desses funcionários que porém não realiza os procedimentos adequados pela NR, já que não tem a consciência pessoal que segurança é saúde no local de trabalho.Portanto eu concordo com a psicóloga e técnica de segurança Wanessa Cristina pois atuar como técnico de segurança na área da construção civil exige pulso firme e atenção no dia a dia á pequenos detalhes.
ResponderExcluir