É uma área que surgiu inserida na Psicologia aplicada, onde muitos dos grandes estudos psicológicos sobre o trabalho se encontram. Das publicações mais antigas destacam-se as obras de Munsterberg, intituladas Psicologia e eficiência industrial (Psychologie et efficience industrielle, 1913) e Fundamentos da psicotécnica (Fondements de la psychotechnique, 1914).
Devido ao grande número de estudos sobre a psicologia do trabalho, surge um novo campo de estudos, a psicologia industrial, que é a aplicação dos métodos e descobertas da psicologia, para a solução de problemas industriais. O termo psicologia industrial aparece em várias obras, mas a maioria dos autores prefere utilizar o termo psicologia do trabalho, por ser mais abrangente.
Os primeiros estudiosos da psicologia do trabalho foram os franceses, que se dedicaram á análise das causas e efeitos da fadiga e à utilização de testes psicológicos para seleção de trabalhadores.
Durante muito tempo os problemas abordados pela psicologia do trabalho limitavam-se ao recrutamento e distribuição de pessoal, em como localizar e selecionar bons trabalhadores e como fazê-los produzir mais e melhor. Esse enfoque na seleção e distribuição de pessoal, fez com que os psicólogos organizacionais, inicialmente, ficassem muito tempo apenas aplicando testes.
Com o passar dos anos, o campo de atuação da psicologia do trabalho alargou-se e passou a tratar, também, da formação do trabalhador, da orientação do trabalho, dos planos de carreira e da organização, em seus diversos aspectos.
A psicologia do trabalho abrange, principalmente, três grandes campos de estudos:
- O homem e sua relação com o trabalho, abordando a personalidade do trabalhador, sua capacidade de aprendizagem e a origem das diferenças individuais entre os trabalhadores, seu nível de conhecimento e competência e sua motivação para o trabalho;
- Estudo do ambiente onde se dá o trabalho e que pode influir positiva ou negativamente no comportamento do indivíduo, sua relação com os instrumentos de trabalho, como lida com decisão e risco, sua postura frente às incertezas do cumprimento de metas. Desses estudos, surgem dados importantes para o estudo da ergonomia e adaptação do homem ao trabalho e vice-versa;
- Estudo das relações entre os componentes do conjunto, entre o homem e seu trabalho, às tarefas que este tem de realização em determinado momento e local. Busca-se saber como está definido, organizado e controlado o trabalho, tentando identificar a necessidade de pausas e as causas da monotonia.
Os psicólogos do trabalho podem atuar em diversas áreas, como empresas, consultorias e órgãos públicos e sua atuação é de extrema importância, tanto para os funcionários, que são alocados em ambientes propícios às suas condições e habilidades, quanto para as empresas, pela rentabilidade proporcionada por um trabalhador satisfeito.
REFERÊNCIA:
AUTOR; Geraldo Magela Machado
Psicologia do trabalho. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010.
Psicologia do trabalho. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010.
A psicologia com o passar dos anos vem se inovando no intuito de melhoria continua, tanto para um bom relacionamento interpessoal quanto profissional, buscando atingir resultados positivos nos perfis de cada pessoa, o trabalho da psicologia ajuda na melhoria continua de uma implantação de certificação e avaliação de desempenho profissional.
ResponderExcluireste comentário foi feito somente por mim pois não tenho dupla para fazer o comentário.
Comentário da Psicologia do Trabalho
ResponderExcluirEste tema: psicologia do trabalho é muito interessante porque as pessoas pensão quem precisa de psicólogo é louco e não bem assim no trabalho ficamos muito tempo, ou seja, de oito a doze horas, mais tempo que ficamos com nossa família, ai entra o grande mau do século XXI o estress e outra patologia. E com este estudo psicologia industrial devido tantos problema no ambiente de trabalho, e eu não sabia que ser chamava psicologia Industrial e sim psicologia do trabalho conforme o autor; Geraldo Magela Machado, mais eu acho melhor porque psicologia do trabalho abrange mais para outros seguimentos.
E muito bom fazer teste em funcionários para ver se esta bem se o efeito de fadiga já esta trazendo problema no trabalho, então e bom faz estes teste uma vez anual e deveria ser obrigatório para detecta o problema no começo para toma as medidas possíveis para evita doenças ocupacionais tais como o estress e outras.
A psicologia é fundamental para analisa o per fio do trabalhador e sua capacidade de raciocínio e ai colocando em uma função que melhor venha desempenha bem sua capacidade de aprendizagem.
O ambiente onde o trabalhador mora em que freqüenta e sua ralação com as pessoas podem compreender melhor o trabalhador e em que função mais o enquadra.
A psicologia estuda comportamentos ai podemos observar os comportamentos do funcionário em seu ambiente de trabalho ver se ele é organizado, competente, habilidoso e ser realizar seus trabalhos com qualidade e rentabilidade e com satisfação.
O estudo da psicologia do trabalho do autor; Geraldo Magela Machado é baseado nestes conceitos acima citados, isto nós mostra que a psicologia esta sempre estudando a melhoria do trabalhador em seu ambiente de trabalho e seu perfil, ser não; nós gostaríamos de saber mais sobre o assunto.
Fábio da Costa Oliveira e Manuel audenor Carvalho
A Psicologia no trabalho, ela trabalha em várias áreas da nossa mente, ou seja ela física ou espiritual.Além dela se destacar a psicologia do trabalho, é uma área que lida com a prevenção da saúde do trabalhador no seu ambiente de trabalho,ajuda a torná-los mais compatíveis com as necessidades humanas. A Psicologia tem papel importante no sentido de através damotivação despertar e manter por longo tempo tal força interior das pessoas..
ResponderExcluirEste comentario foi feito por mim porque não tenhoo dupla...
A psicologia
ResponderExcluirFazer uma seleção de pessoal e chegar a uma conclusão de quem será contratado não é uma coisa tão simples a se fazer. Muita empresa tem conseguido ser bem seletivas por meio de um psicólogo que faz as entrevista e assim qualifica as pessoas que estão aptas para fazer determinado trabalho. A psicologia do trabalho é uma área da psicologia que procura promover a manutenção da saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. Em algumas empresas também o comportamento do candidato é avaliado pelo psicólogo do trabalho afim de saber se o mesmo é apto para desenvolver determinado trabalho dentro da empresa. O psicólogo do trabalho faz o acompanhamento do candidato durante o período de experiência para ver como ele se adapta as atividades da empresa. Ele tem a função de fazer com que a adaptação da pessoa seja com o ambiente de trabalho da empresa, com os colegas de trabalho e com o trabalho a ser feito dentro da empresa, o que é de grande ajuda para o futuro funcionário. A psicologia do trabalho visa analisar o comportamento e a saúde mental da pessoa por meio de suas ações e reações dentro da empresa, avaliando assim se ela é a melhor indicada para o cargo disponível. Esse tem sido um excelente método para fazer a seleção de ótimos profissionais, de fato tem dado certo. Por isso, se você quer excelentes profissionais dentro de sua empresa vale a pena investir em uma seleção feita por um psicólogo do trabalho, sem dúvida você não irá se decepcionar com os resultados.
Eu amei estudar a psicologia, pois foi nesse módulo o meu primeiro contato a respeito dessa matéria, através de dinâmicas e comunicação temos a possibilidade de avaliar as pessoas ao nosso redor.
Sabendo se é uma pessoa de atitude, se é feliz, criativa, se tem raciocínio rápido ou não, atento ao ambiente e muito mais.
Foi uma experiência incomum.
Suelen Alves Meira .28/09/2011
Em nossa opinião achamos essencial uso da psicologia no campo de trabalho, fundamental para formação de novos lideres e trabalho em equipe
ResponderExcluirAcreditamos que e fundamental relacionado a área que vamos atuar através da psicologia do trabalho conseguiremos influenciar conscientizar na utilização de epis
Riscos existentes importância do trabalhador no ciclo da sociedade, este estudo agrega coisas importantes para ciclo de toda a sociedade.
Queremos acrescentar que a coisas marcantes em nossas vidas a matéria psicologia foi totalmente marcante as dinâmicas em grupos trabalho em equipe foi tudo muito ótimo tenho certeza que isso será de estrema importância em nossas vidas
Fabio dos Santos e Daniela Rodrigues