26 março, 2011

ERGONOMIA RISCOS NÃO GERENCIADOS NAS EMPRESAS NO BRASIL

Os riscos ergonômico, tem feito milhares de vitimas nos  processos  laborativos  durante as ativadas profissionais nas empresas no Brasil; A  razão e  sempre  a  mesma   não tem verbas para  este investimento; Os  SESMT (Serviço Especializado em Engenharia  de Segurança  e  Medicina do Trabalho) das empresas  ficam  com as  mãos atadas, para gerenciar as  posturas inadequada, móveis e  equipamentos  obsoletos;  A falta  da  fiscalização efetiva por  parte  do MTb ( Ministério do Trabalho) e  Classes  sindicais  não vemos  interesse, em  fiscalizar e  exigir  este gerenciamento efetivo deste  Risco, dentro das empresas. E com isso as Doenças Ocupacionais vem crescendo de maneira assustadoras, levando muitos colaboradores a incapacitação profissional. Atuando na área de  Segurança do Trabalho  e  Meio Ambiente  há mais  de 15, anos noto que, os  números  de casos  de   doenças ocupacionais  referente aos  riscos ergonômico em muitas empresa  no Brasil, são maiores que  os  números  de acidentes de  outros Riscos que os colaboradores estão expostos, como os Riscos Físico,Químico, Biológico, e de Acidentes. Estaremos postando uma  serie de assuntos  relacionados a este tema, aguarde...............

6 comentários:

  1. Infelizmente nos dias de hoje , o empresario nao tem dado imaportancia , a este risco muitos vezes perigoso a saude do trabalhador , por que muitas vezes , quando se fala em projetos de engenharia , as empresas não querem investir , o sesmt tambem nao consegue convence o empresario , por isso muitos colobaradores tem se prejudicado .

    ResponderExcluir
  2. A maioria das empresas não dão muita importancia ao risco ergonomico porque teriam muitos gastos para se adequar e acabam não dando valor a saude do colaborador, onde a propria empresa perde com isso e o colaborador também acumulando problemas e dores.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre64@yahoo.com.br1 de março de 2012 às 11:19

    Fica claro o descaso por parte dos empresarios com a falta de investimentos,com isso o mas prejudicado e sempre o colaborador que fica ainda mas vulnerável a esse risco.Alexandre (TURMA 18)

    ResponderExcluir
  5. fica um alerta para nois todos a saude dos colaborador vai depende da gente investindo em segurança fazendo medidas preventivas,pedindos equipantos para o nosso chefe ,mostrando o quanto o colaborador e importante para a empresa

    ResponderExcluir
  6. Como as patologias desenvolvidas pela ergonomia no trabalho e aos esforços repetitivos como LER,DORT, Bursite,...são causas que são detectadas a longo prazo não é dado a devida importância. Infelizmente a maioria das empresas tem a cultura de só ser feito algo se tiver que atender às legislações ou que o investimento traga lucro, caso contrário nada é feito.
    Patricia Shiraga - Segurança do Trabalho - no. 17 - Turma 22

    ResponderExcluir