O Governo japonês avisou nesta terça-feira que a crise da usina nuclear de Fukushima (nordeste do país) provocou escape de radiação que poderia afetar a saúde e recomendou aos moradores que vivem num raio de até 30 quilômetros de distância que fiquem em suas casas, desliguem os sistemas de ventilação e fechem as janelas.
A radiação em torno da usina aumentou desde sábado, quando uma falha no sistema de refrigeração forçou a liberação de vapor radioativo de forma controlada, mas os crescentes problemas nos reatores criam incertezas.
Na província de Ibaraki, ao lado de Fukushima, em um determinado momento a radiação era de 5 microsievert (msv) por hora, 100 vezes mais que o habitual. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), uma pessoa fica em média exposta à radiação de aproximadamente 2,4 msv por ano devido a fontes naturais.
Em Tóquio, a cerca de 270 quilômetros da usina, os níveis de radiação chegaram a 20 vezes mais que o habitual e foram detectadas pequenas quantidades de substâncias radioativas como césio, mas o Governo Metropolitano garante que tais índices não implicam riscos imediatos para a saúde.
Apesar dos pedidos de calma, em Tóquio era possível ver nesta terça-feira mais máscaras do que o habitual. Além disso, alguns habitantes decidiram se afastar da cidade por alguns dias até que a situação em Fukushima se torne menos alarmante.
Fonte: Patrícia Souza
Se o Japão um pais tão bem preparado para efeitos da Mãe-natureza ficou nessas situações terriveis de calamidade, imaginem se houvesse um acontecimento desse em Angra dos Reis no estado do Rio de Janeiro, será que eles conseguiriam controlar tal tragédia, seá que as pessoas estariam bem preparadas para uma eventual evacução da cidade em volta da usina nuclear de Angra 1 e Angra 2, visitem este link para conhecer o lano de Emergencia da Eletronuclear http://www.eletronuclear.gov.br/seguranca/principal.php
ResponderExcluirO Japão sendo um pais de primeiro mundo, e tendo todos aparatos para um eventual sinistro, enfrentou e está enfrentando grandes problemas para resolver a situação das usinas nucleares. Teve que ter um plano de evacuação de toda a cidade, e ainda está dificil conter os riscos de uma forte contaminação ao redor das usinas; Imaginem se tal acontecimento acontecesse no brasil na região de Angra dos Reis, nossa defesa civil, bombeiros e até mesmos nossos governantes estariam reparados para tal catastrofe, o plano de evacuação é eficás, visitem este link da eletronuclear http://www.eletronuclear.gov.br/seguranca/principal.php
ResponderExcluir