16 fevereiro, 2014

As principais causas de acidentes no trabalho

As principais causas de acidentes no trabalho no Brasil.

Segundo dados do INSS, 711.164 acidentes de trabalho aconteceram no Brasil no último ano. Isso equivale a 14 acidentes para cada 15 minutos de uma jornada diária na empresa. Este número vem crescendo desde 2001, quando teve o menor índice de acidentes registrados (340.251 acidentes).
Mas quais seriam as causas destes acidentes?
Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde - OMS - diz que 70% dos acidentes de trabalho, são causados pelo estresse. “Qualquer desequilíbrio emocional pode diminuir o rendimento profissional. Quanto ao estresse não é diferente”,. Quanto mais o funcionário evitar os problemas emocionais, mais seguro ele estará dentro da empresa.
Atitudes negligentes, ou seja, quando não são tomadas as devidas precauções, podem comprometer a segurança, não só do funcionário, mas da equipe inteira. O trabalhador deve saber o que está fazendo e não se expor a situações não apropriadas por preguiça ou qualquer outro que seja o motivo.
A falta de atenção pode fazer com que o funcionário tome atitudes negligentes. Devido ao estresse emocional ou da própria personalidade da pessoa, a falta de atenção é comprometedora à segurança. Um estudo realizado pelo Instituto de Ensino e Cultura aponta que 73,39% dos acidentes de trabalho na Construção Civil de São Paulo, são causados por falta de atenção.
Por fim, devido ao cotidiano corrido do funcionário, seja por trabalho, estudos, família e por aí vai, ele pode acabar com fadiga e sono incontrolável. Se por um lado parecer preguiça do funcionário por estar sempre cansado, por outro pode ser sério e necessária a ajuda médica. Se no transito, 60% dos acidentes são causados pelo sono e fadiga segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), nas empresas não é diferente. Alguém que tenta fazer mais que o corpo pode suportar por melhor funcionário que seja, pode causar riscos a empresa.